Conceição defende mais poder aos negros



A deputada estadual Conceição Vieira (PT) usou a tribuna nesta terça-feira, 24 de abril, para destacar sua participação no seminário 'Representação Política e Enfrentamento ao Racismo', realizado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, como atividade preparatória da III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que acontece de 5 a 7 de novembro em Brasília. A parlamentar defendeu, como debatedora, mais espaços para os negros no poder.

Conceição disse que levou para o debate sua vivência como parlamentar negra e voltou a defender a ampliação da participação da juventude negra nos espaços de poder. “Nós, negros, não temos o espaço e a compreensão devida nos partidos. Mas precisamos definir estratégias para reverter esse quadro”, disse a deputada durante o evento na Bahia.

Na tribuna, a deputada disse que é preciso reduzir a segregação racial no Brasil. “Precisamos ampliar a participação, a presença negra em outros ministérios”, afirmou Conceição, ao destacar a importância de instituições como a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR). Os negros, disse parlamentar, precisam ter participação estratégica no processo eleitoral e na ocupação de espaços de decisão.

A deputada disse que a filósofa Marilena Chauí, uma das palestrantes do seminário, falou sobre a situação criada a partir do surgimento de uma classe média C, que seria uma nova classe de consumo. Para a deputada, essa classe é fruto da conquista dos trabalhadores, que passaram a ter acesso a crédito e ganhou mais poder de consumo com a mudança em seu salário. “A juventude negra ainda é marginalizada e precisa ocupar espaços na sociedade”. Conceição participou do Seminário Representação Política e Combate ao Racismo numa mesa que contou com a participação de Sílvio Humberto, vereador de Salvador, mediados pelo assessor da SEPPIR, Edson Cardoso.

Por Dilson Ramos, da Agência Alese

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Literatura Punany

Confissões de um velho reprodutor

Buck Breaking/Quebrando o Valentão: O Estupro sistemático de Homens Negros durante a escravidão nos EUA