Denuncie crimes federais praticados na internet como racismo e pedofilia



Ministério Público Federal em SP criou canal para facilitar as denúncias.
Quem encontra esses crimes em páginas da internet já pode denunciar.

Graziela Azevedo São Paulo, SP
 
O mundo virtual está repleto de crimes e ameaças reais e que parecem se multiplicar. A mesma facilidade que existe para que o crime desfile pela internet existe também para fazer a denúncia.
O Ministério Público Federal em São Paulo acaba de reformular sua página na internet para facilitar a vida de quem, mesmo de maneira anônima, queira denunciar crimes que foram constatados no ambiente da rede.
Pedofilia e racismo são exemplos de crimes virtuais. Outros crimes federais também podem ser denunciados mesmo que cometidos fora da internet, como crime de moeda falsa, crime de estelionato praticado contra a previdência social, fraudes praticadas contra a previdência, crime de descaminho contrabando, crime de tráfico de drogas internacional, crime ocorrido abordo de aeronaves e crimes envolvendo servidores públicos federais.
Ao entrar na página do Ministério Público Federal em São Paulo é possível encontrar o caminho para a digi-denúnica. É preciso apontar se o crime foi presenciado na internet, fazer um resumo do que aconteceu e anexar as provas. Quanto mais detalhes melhor.
“O local onde aconteceu os fatos, a data onde aconteceu os fatos, o nome das pessoas envolvidas, o nome das pessoas que podem dar informações sobre aquele fato que ocorreu, documentos que eventualmente a pessoa tenha. Ela pode copiar esses documentos e anexar à denuncia. O que a pessoa que vai investigar precisa saber para que efetivamente possa essa denuncia ter alguma conseqüência. Esperamos receber denúncias com mais precisão, com mais dados, com mais informações, que é isso que nós procuramos passar para o usuário”, afirma Pedro Antonio Machado, procurador.
Patrícia Peck Pinheiro, advogada especializada em direito digital, acha que o digi-denúncia vai ajudar o internauta que já viu muita coisa, mas não queria enfrentar a burocracia ou tinha receio de denunciar. “É um dever de cidadania fazer denuncia. Muitas vezes a pessoa pensa ‘ah, se eu tiver que sair de casa, ir até uma repartição publica, uma delegacia’. Ele acaba desistindo, então não tem por que não denunciar ainda mais se é online”.

Saiba como denunciar clicando nos estados abaixo:

São Paulo
Pernambuco
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rondônia
Roraima
Santa Catarina
Sergipe
Tocantins
Paraná
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Pará
Paraíba
Goiás
Distrito Federal
Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Espírito Santo
Maranhão

Fonte: Jornal Hoje

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Literatura Punany

Buck Breaking/Quebrando o Valentão: O Estupro sistemático de Homens Negros durante a escravidão nos EUA

Confissões de um velho reprodutor