Ganhadora de prêmio do Faustão diz que sofreu racismo em mercado
'Comentou do meu cabelo, que parecia que tinha
levado um susto', disse. Michele Mara foi eleita 'Maior Imitadora da América Latina', em 2011.
Thais Kaniak Do G1 PR
Cantora
Michele Mara disse que foi agredida
(Foto: Reprodução/OTV)
(Foto: Reprodução/OTV)
A cantora
Michele Mara, de 32 anos, afirmou ter sido alvo de comentários racistas feitos
por funcionários do Supermercado Condor, em Curitiba. Michele contou ao G1 que foi ao
local para fazer compras e, ao entrar no estacionamento do mercado, um grupo de
funcionários que estava no intervalo fez piadas em relação à aparência e ao
cabelo dela.
“Comentou
da minha aparência e depois do meu cabelo, que parecia que tinha levado um susto”,
contou. De acordo com Michele, apenas uma pessoa fez o comentário, mas todo o
grupo ficou rindo. Logo após o ocorrido, uma funcionária que estava perto
abordou a cantora dizendo não concordar com a situação e que se Michele fosse
reclamar, poderia ser testemunha e confirmar a história. “A funcionária disse
que sempre fazem isso, que sempre acontece piadinha”. O caso aconteceu no
sábado (13), na unidade da Rua Nilo Peçanha, no Centro Cívico.
Michele
foi eleita a “Maior Imitadora da América Latina”, concurso promovido pelo
programa “Domingão do Faustão”, em 2011. Ela venceu a competição como cover da
cantora norte-americana de soul Aretha Franklin. Michele é vocalista da banda
curitibana “Big Wilson Soul Band”.
Depois do
ocorrido, a cantora procurou o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do
supermercado para fazer uma declaração sobre a situação. “Falei com a pessoa do
SAC. Depois de falar com um, com outro, fiz a declaração do que aconteceu e
pedi para uma funcionária assinar, mas ela não quis por medo de perder o
emprego. Quase uma hora depois, um homem, que acho que era o gerente, assinou.
Fui direto fazer o boletim de ocorrência em uma delegacia no Centro”, relatou.
A cantora
já entrou em contato com uma advogada, que está cuidando do caso. Michele
contou que, ainda no sábado, enviou um e-mail para o Serviço de Atendimento ao
Cliente do estabelecimento comercial. Ela recebeu a resposta na segunda-feira
(15), com a informação de que as providências serão tomadas, que os envolvidos
já haviam sido identificados e que a pessoa responsável pelos comentários tinha
sido demitida.
“Querem
conversar comigo para esclarecer”. Um encontro deve ocorrer na segunda-feira
(22), segundo a cantora. Michele afirmou que a ideia, por enquanto, é processar
o supermercado. Porém, ela e a advogada estão esperando essa conversa para,
então, tomar uma decisão.
Michele
Mara venceu concurso no Faustão
(Foto: Reprodução/RPC TV)
(Foto: Reprodução/RPC TV)
“A gente
passa por situações assim o tempo todo. Desde apertarem a campainha da minha
casa e pedirem para falar com a dona da casa até pedirem para subir pelo
elevador de serviço. As pessoas fazem piadas em relação à cor da pele, ao
cabelo. Agora foi a gota d’água. Gordinhos e pessoas fora do padrão também
passam por isso. Fiquei muito triste. Estou muito chateada”, desabafou a
curitibana.
Ela
espera que essa história sirva de exemplo para que outras pessoas tenham
coragem de falar e reivindicar os direitos. “Ficam coagidos pela vergonha, pela
humilhação. Não sabem a quem recorrer”, analisou. Michele disse que algumas
pessoas estão lhe apoiando, mas que outras estão criticando. “Rede social foi
minha grande aliada. Minha família também”.
No
sábado, ela postou o relato do ocorrido no Facebook. Até agora, o post teve
mais de 500 comentários e quase 300 compartilhamentos. “As pessoas estão
comentando e compartilhando”.
Em nota,
o Supermercado Condor afirmou lamentar o ocorrido e que retornou contato com
Michele assim que soube da situação. O Condor também informou que a diretoria
do supermercado irá receber a cantora na próxima semana e que todas as
providências cabíveis foram tomadas.
Veja a
nota na íntegra:
"O
Condor lamenta profundamente o ocorrido em relação à cantora Michele Mara e
destaca que assim que teve conhecimento do caso retornou de imediato à cliente
e tomou todas as providências cabíveis. Na semana que vem a diretoria do Condor
receberá a Sra. Michele na sede da empresa. O caso trata-se de um fato isolado
e o Condor não compactua com qualquer atitude que possa causar mal-estar às
pessoas. A rede reafirma seu compromisso com o respeito às pessoas e com a
melhoria contínua do atendimento aos seus clientes."
--
Comentários
Postar um comentário
Deixe um comentário! É muito importante para nós!