Neste 13 de maio: Ações afirmativas no mercado de trabalho em debate

Na próxima segunda-feira, 13 de maio,  a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do Distrito Federal (COJIRA – DF) realiza, a partir das 19h, debate público para discutir ações que promovam a igualdade racial no mercado de trabalho. A data foi escolhida por ser o Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo e marcar o aniversário de 125 anos da promulgação da lei que aboliu a escravidão no país.
Intitulado “Abolição 2013: ações afirmativas para a população negra no mercado de trabalho”, o debate vai reunir especialistas da sociedade civil, do Poder Público e da Academia  para discutir a regulamentação da Lei 12288/10 que instituiu o Estatuto da Igualdade Racial e em seu artigo 39 prevê: “O poder público promoverá ações que assegurem a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho para a população negra, inclusive, mediante a implementação de medidas visando à promoção da igualdade nas contratações do setor público e o incentivo à adoção de medidas similares nas empresas e organizações privadas”.
Na ocasião, também ocorrerá o lançamento regional da terceira edição do Prêmio Nacional Jornalista Abdias do Nascimento, que tem o objetivo de estimular a produção de conteúdo jornalístico sobre a prevenção, o combate e a eliminação da discriminação racial no Brasil.
A atividade conta com o apoio do Sindicato dos Bancários do Distrito Federal.
Debatedores:
Indira Silva Quaresma: Graduada pela Universidade de Brasília, é especialista em Previdência Social pela Fundação Getúlio Vargas e em Hermenêutica Constitucional pelo Instituto Brasiliense de Direito Público, é Procuradora Federal da Advocacia Geral da União, vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB DF), teve destacada atuação na decisão do Supremo Tribunal Federal favorável à adoção de cotas raciais no ensino superior.
Tatiana Dias Silva: Mestre em administração pela Universidade Federal da Bahia, técnica de Planejamento e Pesquisa na Coordenação de Estudos Sobre Gênero e Raça, da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), é especialista em temas relacionados ao mundo do trabalho, igualdade racial e gestão pública.
Gustavo Caldas: Mestre em ciências jurídico-econômicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Diretor do Departamento de Análise de Atos Normativos da Consultoria Geral da União, órgão consultivo da Advocacia Geral da União.
Reinaldo da Silva Guimarães: Mestre em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro, doutor em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, é professor universitário e pesquisador do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro Brasileiros (IPEAFRO), além de autor do livro recém-lançado “AFROCIDADANIZAÇÃO: ações afirmativa e trajetórias e vida no Rio de Janeiro”, resultado de sua tese de doutoramento.
Ramatis Jacino: Mestre e Doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo, é Presidente do Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racial (INSPIR), especializou-se no período de transição do trabalho escravo para o trabalho livre, autor entre outras obras do livro “O Branqueamento do Trabalho” e organizador da publicação “ÌMÓ – Panorama do Pensamento Negro Brasileiro”.
Serviço:
Quando: 19h de 13 de maio
O que: Debate sobre “Abolição 2013: ações afirmativas para a população negra no mercado de trabalho” e lançamento regional do Prêmio Jornalista Abdias Nascimento
Onde: auditório do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (Setor de Indústrias Gráficas – Quadra 2, edifício City Offices)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Literatura Punany

Buck Breaking/Quebrando o Valentão: O Estupro sistemático de Homens Negros durante a escravidão nos EUA

Confissões de um velho reprodutor