Ponte educacional vai marcar Semana da África



postado por Cleidiana Ramos

Aplicação da Lei 10.639/2003 será também discutida durante os dias do seminário. Fernando Amorim/Ag. A TARDE/ 20.05.2005

Começa amanhã (segunda-fiera, dia 20) a VII Semana da África. O evento, que vai até o dia 25,  é organizado por estudantes africanos que têm atividades acadêmicas na Bahia, em parceria com colegas brasileiros.

As atividades serão distribuídas por quatro locais:  Centro Cultural da Câmara de Vereadores; Centro de Estudos Afro-Orientais da Ufba (Ceao), localizado no Largo 2 de Julho; Faculdade de Economia da Ufba, na Piedade; e campus da Uneb, no Cabula.

O objetivo do evento é marcar o Dia da África, celebrado no dia 25 de maio.

As atividades reúnem estudantes da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

“Identidades africanas na produção audiovisual em África e sua diáspora” é o tema da sétima edição.
A ideia é mostrar como o cinema, a TV e demais produções visuais abordam questões relacionadas à população negra, ao continente africano e às expressões culturais afro-brasileiras.

O evento também vai discutir os avanços e desafios da Lei 10.639/2003, que estabelece o ensino de história da África e cultura afro-brasileira. A legislação foi modificada pela Lei 11.645/2008 para incluir história e cultura indígena.

A primeira edição da Semana da África foi realizada em 2006 e passou a ser anual. Sua realização permite a divulgação de pesquisas sobre a questão étnico-racial no Brasil e também sobre o continente africano.

Pesquisadores como Carlos Cardoso, Claudio Luiz Pereira (Ufba), Mohamed Bamba, Claudio Furtado, Wilson Matos, Lívio Sansone, FatoumataKandé,  dentre outros, estão inscritos como palestrantes.

Além de palestras, o evento vai oferecer oficinas para professores de escolas da rede pública de Salvador. Estão também previstos na programação shows, exibição de filmes e espetáculos teatrais.

Os detalhes da programação, como os horários de cada atividade, temas e locais das palestras, podem ser conferidos no blog www.semanadaafrica.blogspot.com.br.

As informações sobre inscrições também podem ser conferidas no blog. As inscrições são gratuitas e quem obtiver 75% da frequência terá direito a receber certificado.

O credenciamento dos inscritos será feito a partir das 9 horas na sede do Ceao.

Fonte: Uol

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Literatura Punany

Buck Breaking/Quebrando o Valentão: O Estupro sistemático de Homens Negros durante a escravidão nos EUA

Confissões de um velho reprodutor