Cansada


Estou cansada. Existe uma inquietude em mim. Uma vontade de ser, impossibilitada pelo querer... pela ânsia.
Estou cansada de ter de me explicar. De ter de provar que o que eu sinto é o que de fato acontece. Tô cansada de justificar minha revolta.

Porque tem cosias que simplesmente são injustificáveis diante do óbvio.
Mais de 500 anos se passaram. E pleno 2013 ainda lutamos por liberdade... E eu ainda tenho de justificar por que eu luto.

Tenho que justificar que o que pra muitos é exagero e radicalismo, pra mim são minhas verdades, aquilo que eu sinto, aquilo que eu vivo. E que muita gente vive e sente.
Em pleno 2013, brancos estão seguros dentro de sua brancura enquanto negros morrem por sua negrura.

Em pleno 2013, com todo o contexto histórico que circunda este país, com toda realidade que falaciosamente deturpa um discurso afirmativo, como segregacionista; piadas racistas como liberdade de expressão; com uma política de interesses brancos que banaliza qualquer tentativa negra de se inserir socialmente... Com tudo isso, ainda lutamos por liberdade.

Tô cansada de ter de justificar meu discurso e ensinar branco a reconhecer que existe desnível social, econômico e que tudo isso é causado pelo racismo.
Tô cansada de ter de justificar meu posicionamento político.

Tô cansada de falarem na minha cara que somos incluídos na sociedade, quando vejo o irmão ser preterido em fila de emprego porque usa black.
Cansada de hipocrisia.

Cansada de ver problemas brancos resolvidos e as questões dos pretos ignoradas.
A luta é continuada e se depender de mim, sempre será.

Quem nega a realidade é porque tem medo dela.
Quem tem medo não muda o seu próprio universo.

Alessandra de Mattos
Preta&Gorda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Literatura Punany

Buck Breaking/Quebrando o Valentão: O Estupro sistemático de Homens Negros durante a escravidão nos EUA

Confissões de um velho reprodutor