Paulo Henrique Amorim é condenado à prisão



Paulo Henrique Amorim. Foto: Divulgação


O jornalista Paulo Henrique Amorim foi condenado à prisão por injúria preconceituosa. A pena foi fixada em um ano e oito meses de reclusão, mas como o apresentador tem 70 anos, ela foi reduzida para três meses pelo "atenuante de senilidade".
 
O motivo foi um texto publicado por Amorim em 2009, em que ele chamou o também jornalista Heraldo Pereira de "negro de alma branca": "Ele não conseguiu revelar nenhum atributo para fazer tanto sucesso, além de ser negro e de origem humilde", disse em seu blog na ocasião.
 
A desembargadora Nilsoni de Freitas Custódio, responsável pela sentença, afirmou que as declarações de Amorim foram desrespeitosas. "Foi nítida a intenção de ofender a honra da vítima."
 
A advogada do condenado, Maria Elizabeth Queijo, disse que a acusação é "estranha". "O Paulo exerceu o direito de crítica. Ele tem esse estilo muito contundente, irônico, cortante", justificou. "Mas a história toda da vida dele é de defesa dos negros, das cotas, de políticas afirmativas."
 
A pena pode ser substituída por uma restritiva de direito, que ainda não foi definida. A advogada afirmou que irá recorrer.
 
 
Fonte: SRZD

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Literatura Punany

Buck Breaking/Quebrando o Valentão: O Estupro sistemático de Homens Negros durante a escravidão nos EUA

Confissões de um velho reprodutor