A quem vai participar do processo seletivo da revista

Gente, recebi uma notícia tem uns dias e demorei pra postar aqui, pq fui averiguar. Esse lance da Revista BSB Plus Size convocar moças para fazerem parte da capa da revista, envolve grana. É cobrado: página inteira 1000, meia página 600 e 1/4 página 400.

Não vou dizer aqui o que penso pra não causar fofoca... Mas quem me conhece, quem conversa comigo sabe EXATAMENTE o que eu penso a respeito dessa onda capitalista em cima do oprimido. Sabe muito bem também que em se tratando de população preta e em sua GRANDE maioria POBRE, retirar esses valores do bolso não é fácil.

Depois vem um ou outro produtor de eventos, caucasiano, falar na minha cara que não existem negras em desfiles pq as moças não se candidatam. Claro que não se candidatam! Uma estrutura branca, feita por brancos, coordenada por brancos onde modelos tem de pagar pra trabalhar, pagar hospedagem, pagar fotógrafo e ainda pagar pra fazer parte do desfile... E a gente sabe muito bem que essa parada de "pagar" é justamente pra tornar o processo mais "seleto". Não sei como são os trâmites legais para isso, nem sei se esta profissão é reconhecida em relação a CLT, mas Ministério do Trabalho pira! Na moral!

Acabei falando. Poderia falar mais, mas não vou...
Então estou deixando enegrecido aqui que a Preta&Gorda, mesmo ficando feliz com as possibilidades abertas, mesmo ficando imensamente feliz se algumas das pretas quiserem e puderem participar e mais ainda se elas conseguirem... Mesmo com tudo isso, a página não está mais vinculada a qualquer divulgação nesse sentido, por não acreditar nos meios.

Deixo bem enegrecido também que não tenho nada contra se ganhar dinheiro e nem nada contra nenhum produtor ou pessoa que esteja dentro do meio Plus. Só acho verdadeiramente que o movimento está se perdendo. A luta, não é só moda.

Aproveito a brecha para pedir encarecidamente a produtores (as) de eventos Plus Size deixem bem nítido para todos (tanto pra quem for participar e para quem for divulgar) a existência ou não de valores a serem pagos, para que se possa passar as informações de forma correta para as pessoas. Evita-se mta coisa.

Deixo aqui meus parabéns a quem vai participar e minhas esperanças a quem também como eu sonha em ver um dia voltar a verdadeira militância gorda.

Alê de Mattos.
Preta&Gorda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Literatura Punany

Buck Breaking/Quebrando o Valentão: O Estupro sistemático de Homens Negros durante a escravidão nos EUA

Confissões de um velho reprodutor