Jovens negros são alvo do plano de combate à violência



Segundo “Mapa da Violência”, o DF ocupa o 5º lugar com maiores mortes de jovens negros

O "Juventude Viva", programa nacional de prevenção à violência contra jovens negros, chegará ao Distrito Federal e Entorno do DF no início do próximo mês, conforme ficou definido nesta terça-feira (20) em reunião entre o GDF e representantes do governo federal.  

De acordo com o governador Agnelo Queiroz, o DF tem todas as condições de servir como modelo de aplicação deste projeto.



Segundo o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, a ideia central do programa é "conjugar políticas de prevenção e oportunidade para o jovem de forma que ele não vire nem vítima nem autor de violência".  

Segundo o "Mapa da Violência 2012", com base em dados de 2010 do SIM (Sistema de Informação sobre Mortalidade), o Distrito Federal ocupa o 5º lugar entre as unidades da Federação com as maiores taxas de morte entre jovens negros (103,8 para cada grupo de 100 mil habitantes).  


O DF será a terceira unidade da Federação a implantar o programa, depois de Alagoas e Paraíba, mas terá como diferencial a integração com o Entorno (Águas Lindas de Goiás, Formosa, Luziânia, Novo Gama e Valparaíso), que têm números de violência ainda mais alarmantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Literatura Punany

Buck Breaking/Quebrando o Valentão: O Estupro sistemático de Homens Negros durante a escravidão nos EUA

Confissões de um velho reprodutor