VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

100% negro e o suposto racismo ao contrário

Depois de participar de infinitas conversas, debates, quase brigas acerca desse tema, cheguei a algumas conclusões. Afinal, por menos que eu concorde, a opinião dos outros não deve ser totalmente ignorada. E foi pensando nessas opiniões que surgiu esse texto.

Por Mayara Nicolau*, no site Blogueiras Negras


Sabe por quê eu posso usar uma camisa 100% negro e você não pode usar uma camisa 100% branco? Porque essa afirmação não é sobre você! Você que tanto se orgulha de ser 100% branco não precisa se assumir assim diante da sociedade, pois ela é 100% branca e hétero. Quando EU uso o 100%, eu estou dando a cara pra sua sociedade me bater, e quando eu digo bater não é no sentido figurado não. Já ouvimos incontáveis casos de negros que apanham e sofrem outros tipos de violência na rua simplesmente por estarem ali sendo negros e pobres e mendigos.

O 100% negro não deveria te incomodar em nada, já que no seu modo de ver, no mundo não existe esse tipo de preconceito. Negros e brancos são tratados exatamente da mesma maneira, em todos os lugares e por todas as pessoas. Então, já que é assim, por que motivo você usaria uma camisa 100% branco? Não somos todos iguais? O que você deseja afirmar com isso? Porque eu desejo afirmar que sou 100% negra e não vou mais alisar meu cabelo, não vou mais nem fazer escova só para ocasiões especiais (porque, né… cabelo pra festa chique tem que ser liso, só que não!). Eu estou dizendo que sou 100% negra porque não vou mais tentar mil e um truques para afinar meu nariz com maquiagem e nem vou deixar de usar batom vermelho por achar que meus lábios são grossos demais pra isso. Eu não vou mais ter medo de entrar em lojas chiques e ser avaliada pelos vendedores.

Caso algum deles resolva enlouquecer e me pedir, por acaso, pra abrir a bolsa e revistar minhas coisas (sim, isso aconteceu em São Paulo esse mês com duas mulheres negras que passaram por esse constrangimento sem terem roubado NADA), eu vou gritar até a polícia chegar. Se eu ouvir qualquer tipo de piada, brincadeira ou comentário que eu julgar maldoso eu vou gritar novamente. Por que isso não é normal, não é brincadeira, não é exagero da minha parte. Quem exagera é você que quer usar uma camisa 100% branco enquanto está ai vivendo sua vida sem que ninguém nunca tenha achado seu olho azul feio, comparado seu cabelo liso a Bombril, olhado seus finos traços europeus e julgado como feio simplesmente por ser assim e não ser semelhante ao padrão, sem nem saber o que está achando feio…

100negro

O seu argumento de que 100% negro é racismo ao contrário mostra sua falta de empatia com os outros e confirma sua posição de privilégio ou superioridade, já que deve ser bem mais difícil reconhecer um preconceito e diferenciá-lo de uma brincadeira de mau gosto quando você nunca sofreu isso. Do alto da sua brancura, você não consegue ver quem está embaixo, tentando e fazendo muita força pra subir. Desse lugar que você está deve ser muito difícil se questionar por que temos tão poucos representantes políticos negros, atores negros nas novelas e filmes brasileiros, nas propagandas de margarina etc… . Quando você já nasceu no alto, é fácil ser contra as cotas, contra o direito das empregadas, contra o casamento homossexual, contra a lei Maria da Penha (porque, né… cadê a lei que protege o homem?). Sabe por que é fácil? Porque aí do alto é tudo mais fácil… entrar na faculdade, conseguir emprego (sem ter que alisar o cabelo), ser representado politicamente e artisticamente (sem ter gente fazendo black face em passarelas).

A única coisa que me parece difícil nessa posição é reconhecer que só vc está aí, todo o resto: mulheres, gordos, negros, homo e transexuais etc.. estão tendo que gastar tempo e energia; não porque eles querem privilégios, eles só querem chegar e PARAR aí do seu lado! Eles querem coisas tipo: poder casar com quem eu bem entendo, nada demais né? Você sempre pode casar com a mulher que você bem entende, ela só seria branca e submissa (machista) porque esse é, supostamente, o seu gosto, não seria porque você tem um enorme preconceito racial que toma conta do seu modo de ver o mundo.

Enfim, é por isso que eu posso usar uma camisa 100% negro sem ser mal interpretada e sem nenhum peso de estar fazendo apologia ao racismo. Eu não estou me dirigindo a você, eu só estou afirmando posições que eu demorei anos e anos pra assumir. Eu só estou celebrando os negros e negras que com muita batalha chegaram lá perto de onde você, 100% branco, já nasceu. Entendeu? É só por isso e por mais um monte de coisas que eu devo ter esquecido de mencionar que eu e os negros e negras do Brasil, não só podemos, como devemos e precisamos usar essa camisa, esse cabelo, essa religião e tudo isso que marca nossa origem. Eu preciso ter orgulho ser negro, pois orgulho é o oposto de vergonha… coisa que você, provavelmente, nunca sentiu pelo simples fato de ter nascido com essa pele aí, 100% branca.

Agora como exercício final: tenta imaginar alguma situação na qual você sentiria vergonha ou seria constrangido somente por ser branco, sem levar mais nada em conta, só a cor da pele…