PAREM DE ESTUPRAR A MULHER PRETA! PAREM DE MARGINALIZAR OS PRETOS!



Por: Alessandra de Mattos, para +Preta Gorda 

 
Olha que 'legal': o homem preto é o estuprador (evidenciado nas cenas) e a mulher preta a vitima. Tem duas mensagens aí. Só parar pra pensar um pouquinho.

Homem preto sempre o marginal e a mulher preta sempre lá, pronta pra ter seu corpo exposto e violentado né! Entendi...

No capítulo de ontem, da novela "Em Família", uma cena de estupro, causou nojo em todos da comunidade preta. Um jovem negro e outros dois que violentam a moça...ela retorna para casa onde a aguardavam sem dizer uma palavra.  E a cena segue, como se nada tivesse ocorrido.

Será mesmo que esse é o único tema a ser explorado com relação a homens e mulheres pretas no Brasil. Será mesmo que não existe inteligência suficiente entre autores, emissora e todo esse conjunto tosco, que pense, analise e explore a representatividade preta na mídia, como fazem com outro grupo, o dos brancos?

PAREM DE MARGINALIZAR OS PRETOS! 

Será que realmente não existem pretos e pretas  bem sucedidos nesse país? Cadê a galera que está na faculdade pelas Cotas #CotasSim, se formando e atuando brilhantemente? Cadê a empregada doméstica que abriu seu próprio negócio e hoje é empresária? Cadê o menino que vendia bala no sinal e foi contratado por uma grande empresa e hoje é gerente?

Incentivam tantas coisas na televisão né? Combate às drogas, gordofobia, homofobia, exploram o problema dos deficientes físicos, massificam relacionamentos interraciais (como se isso fosse combate a racismo #sqn), mas RARAMENTE se vê boas referências pretas na televisão brasileira. Poderia dizer nunca, mas daí estaria ignorando papeis muito bem protagonizados no passado e presente, mesmo não reconhecidos por todos. 

O preto na TV só aparece pra ser escrachado quando comete um crime, assim ensina-se que todos os bandidos são pretos... Assim o sistema não cai, correto?

PAREM DE ESTUPRAR A MULHER PRETA! A mulher preta é sempre a empregada, a estuprada, a que aparece de shortinho, que é desejada pelo seu corpo, tudo, tudo voltado para o corpo! Mulher preta não estuda, não trabalha, não tem ambições... Olha que nojo dessa merda!

Que imundice é essa? Que PORRA de representatividade é essa, e que tipo de identificação de MERDA é essa que essa gente tenta passar para meninas/mulheres pretas? 



Impressionante como o lixo global é reciclável, né...

Agora vamos pensar um pouquinho: papéis, também são recusáveis. Acho que podemos ser mais seletivos, sabendo como são as coisas aqui do lado de fora da telinha.

Enfim...


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Literatura Punany

Buck Breaking/Quebrando o Valentão: O Estupro sistemático de Homens Negros durante a escravidão nos EUA

Confissões de um velho reprodutor