PAREM DE ESTUPRAR A MULHER PRETA! PAREM DE MARGINALIZAR OS PRETOS!

Por: Alessandra de Mattos, para +Preta Gorda
Olha que 'legal': o homem preto é o estuprador (evidenciado nas cenas) e a mulher preta a vitima. Tem duas mensagens aí. Só parar pra pensar um pouquinho.
Homem preto sempre o marginal e a mulher preta sempre lá, pronta pra ter seu corpo exposto e violentado né! Entendi...
No capítulo de ontem, da novela "Em Família", uma cena de estupro, causou nojo em todos da comunidade preta. Um jovem negro e outros dois que violentam a moça...ela retorna para casa onde a aguardavam sem dizer uma palavra. E a cena segue, como se nada tivesse ocorrido.
Será mesmo que esse é o único tema a ser explorado com relação a homens e mulheres pretas no Brasil. Será mesmo que não existe inteligência suficiente entre autores, emissora e todo esse conjunto tosco, que pense, analise e explore a representatividade preta na mídia, como fazem com outro grupo, o dos brancos?
PAREM DE MARGINALIZAR OS PRETOS!
Será que realmente não existem pretos e pretas bem sucedidos nesse país? Cadê a galera que está na faculdade pelas Cotas #CotasSim, se formando e atuando brilhantemente? Cadê a empregada doméstica que abriu seu próprio negócio e hoje é empresária? Cadê o menino que vendia bala no sinal e foi contratado por uma grande empresa e hoje é gerente?
Incentivam tantas coisas na televisão né? Combate às drogas, gordofobia, homofobia, exploram o problema dos deficientes físicos, massificam relacionamentos interraciais (como se isso fosse combate a racismo #sqn), mas RARAMENTE se vê boas referências pretas na televisão brasileira. Poderia dizer nunca, mas daí estaria ignorando papeis muito bem protagonizados no passado e presente, mesmo não reconhecidos por todos.
O preto na TV só aparece pra ser escrachado quando comete um crime, assim ensina-se que todos os bandidos são pretos... Assim o sistema não cai, correto?
PAREM DE ESTUPRAR A MULHER PRETA! A mulher preta é sempre a empregada, a estuprada, a que aparece de shortinho, que é desejada pelo seu corpo, tudo, tudo voltado para o corpo! Mulher preta não estuda, não trabalha, não tem ambições... Olha que nojo dessa merda!
Que imundice é essa? Que PORRA de representatividade é essa, e que tipo de identificação de MERDA é essa que essa gente tenta passar para meninas/mulheres pretas?
Impressionante como o lixo global é reciclável, né...
Agora vamos pensar um pouquinho: papéis, também são recusáveis. Acho que podemos ser mais seletivos, sabendo como são as coisas aqui do lado de fora da telinha.
Enfim...
Comentários
Postar um comentário
Deixe um comentário! É muito importante para nós!